Postado em terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
Rodovias que dão acesso a Alfenas terão pedágio
Duas rodovias que dão acesso a Alfenas deverão ter pontos de cobrança de pedágio a partir do ano que vem. O governo de Minas Gerais anunciou 16 lotes de rodovias mineiras que serão repassados à iniciativa privada. Uma das rodovias é a MG-179, que liga Alfenas a Pouso Alegre; outro trecho é o que liga Muzambinho a Alfenas.
Os lotes foram apresentados pelo governador Aécio Neves para o início dos estudos por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). As empresas interessadas terão seis meses para apresentar ao Governo do Estado propostas de investimentos e um plano de manutenção e conservação das rodovias.
Paralelamente, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) vai elaborar estudos sobre concessão e uso de cada trecho, estabelecendo parâmetros que nortearão os editais de licitação pública a serem lançados ainda neste ano. A expectativa do Governo de Minas é que os contratos sejam assinados no início de 2009.
A abertura do PMI é considerada inédita no setor rodoviário no país. Cumpre etapa preparatória para o edital de licitação. O procedimento já é adotado em concessões rodoviárias na Inglaterra, Itália, Canadá, África do Sul e Chile. A licitação dos trechos poderá ocorrer por concessão comum ou através de parceria público-privada (PPP).
Lotes
Um dos lotes que envolve o acesso a Alfenas é o de número 15. Nele está incluída a MG-179, com 102 quilômetros de extensão, ligando Alfenas a Pouso Alegre. É o lote de menor extensão: 325,9 quilômetros. Também inclui outros dois corredores de transportes, sendo as BRs-146 e 267.
Com 407,2 quilômetros, o lote número 7, do Lago de Furnas, tem como principal trecho a BR-491, entroncamento da MG-050 (São Sebastião do Paraíso) passando por Muzambinho até Alfenas, totalizando 176 quilômetros.
A composição dos lotes considerou trechos de maior fluxo de tráfego, a fim de garantir a viabilidade econômica do projeto, e as estradas no entorno, assegurando também a elas a conservação da pavimentação. Apenas o lote Uberaba/Iturama é constituído exclusivamente por rodovias estaduais.
COMENTÁRIOS